TÉCNICA INSTRUMENTAL

Técnica para teclado:

   Olá pessoal,aqui estarei passando um pouco do meu aprendizado sobre teclado,algumas técnicas.

Se você usa uma técnica correta,em qualquer questão(EX;:velocidade...)você já economiza alguns movimentos que não precisa,e ganha mais velocidade,e pegada no seu instrumento.
A pessoal que demora a ter uma base técnica,também consequentimente demorar a se desenvolver no seu instrumento,diferente do quem corre atrás para a sua melhoria musical.Fato!
                                                                                                                                               Bruno A.
Exercício de agilidade: Existe vários exercícios de agilidade,que são necessários,que só são concluídos depois de você ter pegado o jeito.Esses exercícios nem precisa colocar melodia no teclado,pois eles não para fazer musica,mais sim um músico.*Em breve colocaremso alguns vídeos de exercícios.Aguardem!

                                                                                                               Bruno A.
Postura no seu instrumento: Sempre procure colocar seu teclado na melhor maneira,posição,que ficará bem para você e sua coluna !! Deixe seu teclado numa posição acessível,para suas mãos,deixando os braços um pouco em linha reta(inclinando pouco para baixo).
Obs: Um bom posicionamento do instrumento sai uma boa música !


                                                                                                Bruno A.
                                                                                                            
                                 
Estudo: É uma coisa muito importante para um bom músico,o estudo.Para alguns se torna uma preguíça.Uma dica estude no minimo meia hora,ou melhor acoselho 2 horas durante os dias da semana(seg. a sex.)é melhor do que pegar um domingo todo.Deixe de lado a preguiça se for seu caso,faça seu estudo uma obrigação! Em exercícios não dê jeito de facilitar,só termine o exercício quando tiver completo.Pratique bastante.
                                                                                                                                            Bruno A.
O uso do metrônomo: Deve ser seu novo grande amigo,em ensaios,estudos.Pois ele deixará você com mais confiança na hora de tocar,e eleva seu desenvolvimento,em andamento da música,velocidade.Quem estuda com metronômo será um bom músico !

Dica: Sempre aqueça antes de tocar,em qualquer situação,ensaio,estudo,principalmente antes de tocar para público.Um bom aquecimento evita CÂIMBRAS.

                                                                                                                                               Bruno A.

"Em dúvida,qual teclado comprar?"

Como nós sabemos,existe grandes tipos e estilos de teclado->ARRANJADOR,SINTETIZADORES,CONTROLADORES,PIANOS DIGITAIS.
Vamos mostrar algumas caracteristicas de teclados  ! E veja o teclado que fica bem para você  !!

-ARRANJADOR> São teclados que possuem em sua memória diversos ritmos musicais (pop, jazz, rock, balada, valsa, etc.). Através deste recurso, o tecladista pode tocar sozinho, acompanhado com uma banda completa, com introdução e finalização predefinida. Também ele pode, através dos timbres de bateria, contrabaixo, violão, guitarra, etc., criar o seu próprio acompanhamento ou arranjos. Este tipo de teclado é mais comum nas igrejas.

-SINTETIZADORES>Existe vários tipos de timbres,que podem ser editados através de alteração de freqüências, modulações e efeitos, criando assim novas sonoridades originais.

-CONTROLADORES>É muito usado em stúdios,mas sim muito usado em shows.Existe vários tipos de samples quando é usado com notbook, há vários programas que se usa(EX: REASON ORIGINAL...)  tem função de controlar outros instrumentos(EX: PIANOS,BRASS...)

                                                                                                     Bruno Aguiar.


CONTRA-BAIXO

Como tocar baixo

Você foi feito para ser um Baixista? Você sente o desejo de ir fundo e incitar as pessoas com a música? Você está pronto a levar as pessoas para a pista de dança? Aqui estão listadas algumas maneiras para você começar a tocar baixo elétrico.








 
Decida qual tipo de baixo você irá tocar. Há muitas variedades de baixo elétrico. Muitas pessoas começam com o baixo padrão de quatro cordas, mas você também pode escolher de uma ampla variedade de séries de instrumentos estendidos com cinco, seis, sete ou até mesmo mais cordas.
Seu baixo deve ser confortável de tocar. Ele deve ser de um peso controlável, e o braço do baixo deve se ajustar bem na sua mão. Se você é um iniciante, isso deve ser difícil de determinar; podemos dizer que a maioria das pessoas ficará confortável com a maioria dos baixos de quatro cordas disponíveis atualmente no mercado. Você pode perceber que a maioria dos baixos nas lojas de instrumentos musicais é de tamanho e formato similar. Esta forma é conveniente para a maioria dos baixistas. Se você não escolhe algo tão radical, você provavelmente encontrará algum que seja conveniente. Você pode querer perguntar para um amigo baixista para ir junto com você na loja de instrumentos e pedir alguns conselhos.
Comprar um baixo usado pode ter a vantagem de um custo menor que um novo do mesmo modelo. Se ele foi usado por vários anos, é provado que é confiável. Por outro lado, um baixo usado pode não ter garantia, e pode ter modificações que não são convenientes para iniciantes. Esta é outra instância em que um amigo com mais experiência pode lhe ajudar. Se você não está seguro, compre de um vendedor confiável com uma boa política de devoluções. Outra opção é alugar ou pegar um baixo emprestado.
Você pode querer checar o quadro de avisos da loja para encontrar um professor apropriado. Tenha certeza de ter uma conversa com qualquer professor em potencial. Deixe-o saber seus objetivos e aspirações, e pergunte como ele planeja ajudar você a alcançá-los. Pergunte sobre a experiência com o instrumento. Pode ser útil obter informações de ex ou atuais alunos dele. Alguns professores darão uma ou duas lições de graça para deixar você ter uma noção do estilo e dos métodos deles.
Um professor não é completamente necessário. Há vários livros e DVD’s disponíveis para iniciantes. Entretanto, é extremamente valioso ter alguém que possa avaliar sua técnica e fornecer sugestões para sua situação.
Não fique chateado se tocar o baixo parece estranho no começo. Seu corpo precisa se acostumar com o uso do baixo. Se você sente alguma dor nas mãos ou nos pulsos, pare de tocar imediatamente. Tocar baixo é uma atividade física, e muitos baixistas têm uma rotina de aquecimentos básicos que alongam os tendões e articulações.
Encontre uma posição confortável para tocar. Idealmente, seu baixo deve estar na mesma posição se você está tocando de pé (com o baixo numa alça) ou sentado. Tenha certeza que seus pulsos fiquem o mais reto possível.  Evite qualquer ângulo extremo em ambas as mãos, isso causa dor e impede que sua habilidade de tocar flua naturalmente. Relaxar é a chave. Você sabe como a música se sente quando o baixo está no bolso? Ela soa relaxada e completamente natural. Tente fazer com que seu baixo toque da mesma maneira.
Agora é a hora de fazer um som! Tenha certeza que seu baixo está ligado em um cabo, e o cabo no amplificador. Ligue o amplificador somente depois que seu baixo esteja plugado.
Comece tocando uma corda solta. Há várias maneiras de tocar uma corda. Você pode usar a ponto de seus dedos, seu polegar ou parte posterior do dedo. Cada uma dessas técnicas produz uma tonalidade diferente. Você não precisa se decidir entre somente uma delas – pegue um tempo pra se acostumar com todas. Começaremos com a ponta do dedo indicador.

Você não precisará puxar a corda muito forte para produzir um som. Pense no movimento como escovar a ponta do seu dedo sobre a corda. EM geral, a maioria dos movimentos vem do segundo nó dos dedos.  Toque através da corda. Ao invés de tocar para fora, na direção horizontal, tente fazer um movimento ascendente em direção pra cima.
Uma vez que você se acostumou a esse movimento básico, você pode afinar seu baixo. Algumas pessoas afinam pelo ouvido, mas é muito mais fácil com um afinador eletrônico. Em um baixo de quatro cordas, as notas são EADG da menor corda (mais grossa) para a mais alta (mais fina).
Agora você começar a trabalhar sua outra mão. Quando você pressiona uma corda  sobre o braço metálico, você está mudando o comprimento dela, e assim alterando sua altura. O polegar de sua mão deve estar atrás do braço, não sobre o topo. Seus dedos estarão levemente arqueados. Pressione sobre a corda com a ponta de seu dedo, ao invés da parte posterior. Leva algum tempo pra determinar quanta pressão você precisará exercer. Não aperte ou pressione demais – use somente a força necessária para tocar uma nota limpa.
Agora você tem uma compreensão básica das técnicas necessárias para tocar Baixo.

Ferramentas necessárias:Baixo Elétrico

Amplificador

Cabo

Afinador eletrônico
Dicas rápidas:Escute os grandes baixistas em cada estilo
Procure um bom professor.
                                                                                                                           Leandro Amorim.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário